Notícias

Chamada de Artigos para o Dossiê: 70 anos da morte de Getúlio Vargas | Intercâmbios entre mídia, sociedade e poder

2024-03-01

Em 2024 se completam 70 anos da morte de Getúlio Vargas. A efeméride marca uma ocasião propícia a reflexões acerca da história do Brasil, em especial sobre os fatos ocorridos entre 1930 e 1954, período no qual o país viveu sob a égide dos diferentes governos getulistas. Revolucionário, ditador e presidente eleito, Vargas deixou um legado ambíguo em nossa história. Sua influência ecoou em quase todo século XX, com efeitos duradouros na política, na economia, na cultura, e na sociedade de modo geral. Em razão disso, suas dimensões e desdobramentos são objeto de pesquisa e debate mesmo atualmente, refletindo as complexidades da história brasileira do século passado. Nessa perspectiva, estudos aprofundados sobre as mídias, durante o período de atuação política de Vargas, são fundamentais para a compreensão do papel da comunicação na configuração do poder político e na formação sociocultural do Brasil da época.

Saiba mais sobre Chamada de Artigos para o Dossiê: 70 anos da morte de Getúlio Vargas | Intercâmbios entre mídia, sociedade e poder

Edição atual

n. 23 (2023): Julho/Dezembro 2023

Revista Continentes: n.23 - Julho/Dezembro de 2023

Crédito das Fotografias da Capa: Oziel Carvalho.

Sobre a capa: Imagens das Ferrovias de Carga em Seropédica, por Leandro Dias de Oliveira.
Registros fotográficos do trabalho de campo realizado para avaliação da viabilidade geográfica da implementação de uma linha ferroviária de passageiros integrando a Estação Japeri à cidade de Seropédica, onde localiza-se a UFRRJ. O intento foi subsidiar a proposta de implantação de uma linha paralela ao trecho da MRS Logística, desde a cidade de Seropédica até o entroncamento com o ramal Japeri-Paracambi, aproveitando o leito estradal da ferrovia existente. No trecho final, a proposta é o compartilhamento da linha férrea de passageiros existente no ramal Japeri-Paracambi.
Em meio às anotações de campo dos professores Heitor Farias, Leandro Dias e Tiago Marino, e à constante avaliação dos trechos que apresentavam maiores desafios geográficos para o projeto – como cortes de taludes, contenções geomorfológicas, necessidades de aterramento e nivelamento do terreno e obras de engenharia, como pontes ou viadutos –, Oziel Carvalho, que participou ativamente do trabalho de campo, captou com as lentes de seu smartphone a beleza recôndita nas linhas da MRS Logística, onde a natureza e a vida cotidiana desafiam o tempo-espaço dos carregamentos de minérios que cortam diuturnamente as redes ferroviárias locais.

 

TEMAS:

- DOSSIÊ ESTADO, REDES TÉCNICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS - organizado pelos professores André Rocha (UFRRJ), Artur (FAETERJ - Paracambi) e Floriano Godinho de Oliveira (PPFH-UERJ)

 

Seção de Artigos:

 - SISTEMAS INTERNACIONAL

-  ECONOMIA POLÍTICA -

- ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES-

- QUESTÕES AMBIENTAIS -

Publicado: 2024-02-16

Artigos

Ver Todas as Edições