A construção de um papel social e político para a publicidade e sua relação com o Estado Novo brasileiro

Resumo

Este artigo analisa a formulação de uma legitimidade para a publicidade e para os publicitários entre o final da década de 1930 e o início da de 1940. Questionamos como a construção de um papel social para a publicidade aponta para as relações construídas entre a área publicitária e o Estado Novo. Para isso, analisamos documentações, livros de memória, manuais profissionalizantes e artigos publicados em jornais e revistas especializadas para entender como eram realizadas as narrativas de aproximações e distanciamentos com o governo varguista. Elas aconteciam tanto de forma explícita quanto pela divulgação de representações consonantes ou dissonantes com os ideólogos estadonovistas.

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Sobre o Autor

Doutora pela UFMG. Email: marinahmc@yahoo.com.br . Orcid http://orcid.org/0000-0002-0756-3995

Publicado
2024-12-19
Como Citar
CARVALHO, Marina Helena Meira. A construção de um papel social e político para a publicidade e sua relação com o Estado Novo brasileiro. , [S.l.], v. 1, n. 25, p. 24-53, dez. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/586>. Acesso em: 30 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i25.586.
Seção
Parte I: Mídia e propaganda na construção do Regime Vargas