Estado, redes técnicas e Políticas Públicas – aproximação e reflexões analíticas

Resumo

Na medida em que as transformações técnicas avançam em diferentes porções do território, os processos de reestruturação espacial ganham novos contornos políticos. Esse movimento suscita dos estudos econômico-espaciais uma renovada e necessária compreensão do modo como os sistemas de ações articulam escalas de forças envolvendo Estado, grupos corporativos e um intrincado (e conflituoso) processo de luta popular frente às imposições hegemônicas. Na atualidade, esses fatores demandam da ciência novos parâmetros analíticos para compreensão das múltiplas determinações econômicas e sociais de diferentes redes técnicas. Neste sentido, reflexões e discussão sobre transportes, logística, redes portuárias, redes de energia e de telecomunicações, redes de água e de esgotamento sanitário se tornam fundamentais para compreensão das mutações recentes e nossa sociedade, bem para subsidiar as políticas públicas que possam favorecer a sociedade de forma geral. Assim, o presente texto surge como apresentação do “Dossiê Estado, redes técnicas e Políticas públicas” além de levantar reflexões analíticas que atravessam as infinitas possibilidades de estudos nestas temáticas.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Santos da Rocha

Doutor em Geografia pela UFRJ. Relizou Estágio Posdoutoral em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. é professor da UFRRJ e do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ.

 

 

Artur Sérgio Lopes

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Professor da FAETERJ, campus Paracambi.

Floriano Godinho de Oliveira

Doutor em Geografia pela USP. É professor do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas e Formação HUrmana da UERJ  e dos cursos de Geografia da UERJ/FFP.

Publicado
2024-02-15
Como Citar
ROCHA, André Santos; LOPES, Artur Sergio; OLIVEIRA, Floriano Godinho. Estado, redes técnicas e Políticas Públicas – aproximação e reflexões analíticas. , [S.l.], n. 23, p. 6-14, fev. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/483>. Acesso em: 29 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.483.
Seção
Dossiê