O projeto de implantação da linha ferroviária de passageiros Seropédica (UFRRJ) x Japeri:

uma contribuição da geografia à mobilidade urbana

Resumo

O artigo apresenta a proposta de implantação de uma linha ferroviária de transporte de passageiros integrando a cidade de Seropédica à estação existente de Japeri, com cerca de 15 km, com um trecho a ser construído paralelo à ferrovia de carga em operação sob concessão da MRS Logística, e o outro segmento aproveitando a estrada de ferro existente do ramal Japeri-Paracambi. Trata-se de tema central no contexto da questão da mobilidade urbana metropolitana e das redes técnicas fluminenses, de fundamental importância para a comunidade da UFRRJ e para os moradores de Seropédica.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Professor Associado II do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus-sede, e docente dos quadros permanentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2, e Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ. Atualmente, é Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ. Líder do Grupo de Pesquisa Reestruturação Econômico-Espacial Contemporânea, vinculado ao LAGEP – Laboratório de Geografia Econômica, Política de Planejamento da UFRRJ.

Professor Adjunto do Departamento de Geografia (DGG) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador e colaborador do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA-UFRRJ). Atua na área de Planejamento Ambiental-Urbano, Análise de Riscos, Eventos Climáticos Extremos, Geografia da Saúde e Climatologia Geográfica. Atualmente, é vice-diretor do Instituto de Geociências, IGEO-UFRRJ.

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde ministra disciplinas relacionadas com a área de Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino Agrícola da UFRRJ (PPGEA) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ (PPGGEO). Atualmente, é Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ. Pesquisador e colaborador do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA) e do Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAGEOP/UFRJ).

Publicado
2024-01-26
Como Citar
DE OLIVEIRA, Leandro Dias; DE FARIAS, Heitor Soares; MARINO, Tiago Badre. O projeto de implantação da linha ferroviária de passageiros Seropédica (UFRRJ) x Japeri:. , [S.l.], n. 23, p. 187-205, jan. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/478>. Acesso em: 29 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.478.
Seção
Dossiê