O turismo e sua dinamização na produção do espaço no município de Cabo Frio (RJ)

Resumo

RESUMO:


O artigo tem como objetivo central compreender como a atividade turística se consolidou como um dos principais vetores econômicos no município de Cabo Frio, nas Baixadas Litorâneas do Rio de Janeiro, e suas alterações ao longo do tempo, dinamizando a produção do espaço. A partir da década de 1970, com a melhoria dos eixos de transporte e o início da exploração do petróleo na Bacia de Campos, a dinâmica urbana se transformou com o crescimento do setor de construção civil, que gerou uma infraestrutura para o turismo. O município passou a se desenvolver, então, a partir de 3 vetores econômicos: a construção civil, a indústria petrolífera e o turismo. Esse último, tem sido transformado e remodelado em virtude da nova lógica turística, promovida a partir de plataformas de aluguéis, como o Airbnb, gerando uma grande rede de residências usadas para fins turísticos. 

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista do Programa de Educação Tutorial - Geografia PET UERJ.

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), voluntária no Programa de Educação Tutorial - Geografia PET UERJ. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Econômica (NEPGE) do Departamento de Geografia Humana do IGEOG/UERJ e bolsista no Projeto de Iniciação Científica "Metropolização do espaço no Rio de Janeiro: uma análise dos eixos de crescimento urbano para além do ambiente metropolitano".

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista do Programa de Educação Tutorial - Geografia PET UERJ.

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista do Programa de Educação Tutorial - Geografia PET UERJ.

Publicado
2024-01-26
Como Citar
BERNARDO, Carlos Augusto de Oliveira et al. O turismo e sua dinamização na produção do espaço no município de Cabo Frio (RJ). , [S.l.], n. 23, p. 164-186, jan. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/455>. Acesso em: 29 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.455.
Seção
Dossiê