Circulação do capital e redes técnicas

as ferrovias no capitalismo contemporâneo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, em caráter ensaístico, os avanços técnicos avassaladores ocorridos na segunda metade do século XX e no início do século XXI. Esses avanços possibilitaram a ampla circulação de capital em um contexto de ascensão da globalização e do neoliberalismo como forma de garantir a sobrevivência do capitalismo. O foco está nos projetos de integração ferroviária, particularmente nas iniciativas chinesas, que se tornaram evidentes no século XXI. O trabalho é dividido em dois momentos: o primeiro discute as mudanças técnicas, as crises e a circulação do capital; o segundo examina a integração logística nas regiões periféricas do capitalismo e o papel das ferrovias nas dinâmicas do capital diante dessas transformações técnicas.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

André Germano

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; andreabcgermano@gmail.com.

Publicado
2024-01-15
Como Citar
GERMANO, André Luiz do Nascimento. Circulação do capital e redes técnicas. , [S.l.], n. 23, p. 62-91, jan. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/451>. Acesso em: 29 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.451.
Seção
Dossiê