O processo de privatização da Eletrobras e as tramas do controle privativo do setor elétrico brasileiro

Resumo

A privatização da Eletrobras resulta de um processo muito bem arquitetado a partir de um conjunto de reformas e de articulações envolvendo governo, acionistas, setores da economia e grupos corporativos. Seu modelo envolve patente estigma entreguista em função das condições e do modo como a transferência do setor elétrico à iniciativa privada vem ocorrendo. Em vista disso, com este estudo, objetivamos analisar o controle privado do setor elétrico brasileiro, ressaltando suas implicações socioespaciais e o modo como esse processo amplifica o uso corporativo, canaliza processos espoliativos e termina por entregar aos imperativos do mercado acionista, um setor estratégico ao país.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dallys Dantas

Licenciado (2014) e Mestre (2018) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo/IESA/UFG). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Pesquisador do Projeto de Pesquisa "Redes técnicas e produção do território em Goiás e Tocantins: transportes, energia elétrica e telecomunicações" (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A). Integrante da Rede Latino-Americana Espaço e Economia (RELAE). Participante do Grupo de Estudos sobre Redes e Produção do Território (GeTER) e do Grupo de Pesquisas em Teoria e Metodologia da Geografia (GeoTEMA), ambos vinculados ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (Laboter/IESA/UFG). Tem experiência de pesquisa em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia econômica, redes técnicas e financeirização do território.

Denis Castilho

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona. Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, membro da Rede Latino-americana de Investigadores em Espaço e Economia, coordenador do Grupo de Pesquisa em Teoria e Metodologia da Geografia (GEOtema), do Grupo de Estudos sobre Redes e Produção do Território (GéTER) e editor-chefe da revista Ateliê Geográfico. Tem dedicado sua atenção profissional ao estudo e pesquisa dos seguintes temas: teoria e metodologia da Geografia, modernização, redes técnicas e produção do território.

Publicado
2023-12-21
Como Citar
DANTAS, Dallys; CASTILHO, Denis. O processo de privatização da Eletrobras e as tramas do controle privativo do setor elétrico brasileiro. , [S.l.], n. 23, p. 45-61, dez. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/450>. Acesso em: 29 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.450.
Seção
Dossiê