As Políticas públicas para educação superior no Brasil nos últimos trinta anos

uma visão geoeconômica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo pontuar algumas das políticas públicas realizadas na área da educação superior a partir dos anos 1990; com ênfase no período de 2003 a 2010 – correspondendo ao governo de Luís Inácio Lula da Silva. Para isso, recorremos à revisão bibliográfica e a dados secundários oriundos de órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nos últimos trintas anos houve a implantação de diversas políticas voltadas para o ensino superior; as quais auxiliaram no aumento do número de instituições e matrículas por todo o território brasileiro. Porém, ressalta-se que essas políticas ainda necessitam de continuidade e maior desenvolvimento com o fim de assegurar um ensino de qualidade e excelência a todos os cidadãos brasileiros.


 

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licenciada em Geografia e Mestranda em Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)/PR, luanaguidoni@gmail.com.

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)/PR, alvespierre75@gmail.com.

Publicado
2024-01-26
Como Citar
GUIDONI, Luana; COSTA, Pierre Alves. As Políticas públicas para educação superior no Brasil nos últimos trinta anos. , [S.l.], n. 23, p. 119-145, jan. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/443>. Acesso em: 29 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.443.
Seção
Dossiê