Aspectos socioambientais e econômicos da indústria extrativa de areia em Seropédica (RJ)

Resumo

A mineração de areia é responsável por uma intensa modificação econômica e socioambiental em Seropédica, que afeta direta e indiretamente a comunidade local. Nosso objetivo é avaliar os impactos socioambientais e econômicos da mineração de areia e para tanto foram realizados estudos dos impactos baseados em pesquisas bibliográficas e trabalho de campo. Dentre os impactos negativos ocorre a depreciação da paisagem, a exposição do lençol freático, a alteração do pH da água e o surgimento de inúmeras cavas de mineração que são abandonadas e não possuem qualquer uso futuro apropriado. Em relação aos impactos positivos, há a dinamização do setor econômico, a arrecadação de impostos e a geração de empregos que foi maior no passado e atualmente apresenta saldo negativo. Apesar de ser a principal atividade econômica do município e de ter sido capaz de produzir diversas modificações na região, ela não proporcionou o desenvolvimento socioespacial esperado.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO. Doutoranda em Geotecnia Ambiental do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ. 

Doutor em Geografia pela UFRJ. Professor Adjunto 2 do Departamento de Geografia, Instituto Multidisciplinar, UFRRJ. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFRRJ).

Publicado
2023-10-02
Como Citar
COUTINHO, Roberta Rodrigues; DE CASTRO, Cleber Marques. Aspectos socioambientais e econômicos da indústria extrativa de areia em Seropédica (RJ). , [S.l.], n. 22, p. 186-206, out. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/423>. Acesso em: 31 out. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i22.423.