Classificação climática do estado do Rio De Janeiro:

Revisão, reanálise e reflexões

Resumo

Este trabalho utilizou o sistema de classificação climática para o estado do Rio de Janeiro, baseado em um mapeamento que leva em consideração as unidades climáticas criadas por Novais e Machado (2023). Essa classificação possui uma hierarquia, dividida em: (1ª) Zona Climática, (2ª) Clima Zonal, (3ª) Domínio, 4ª) Subdomínio e (5ª) Tipo. A temperatura média do mês mais frio é a principal variável térmica utilizada. A mesma é obtida por dados de reanálise com resolução espacial de 1 km, fornecida pelo algoritmo CHELSA, que também fornece os valores de precipitação e temperatura do ar mensais de 1981 a 2018. Pela classificação climática adotada, o estado do Rio de Janeiro está em uma Zona Climática Quente (ao norte do Trópico de Capricórnio). Os Climas Zonais também são o Quente e o Moderado, mas com influência da temperatura. O Estado do Rio está em uma faixa de transição de 4 tipos climáticos, subdivididos em 5 Domínios no Estado: Tropical, Tropical Ameno, Subtropical, Temperado e Semiárido. Esses Domínios foram divididos em 4 Subdomínios climáticos, levando em conta a quantidade de meses secos (úmido, semiúmido, semisseco e seco), que em intersecção aos tipos definidos no estado totalizam 35 unidades climáticas.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Fialho

Professor Associado IV, Departamento de Geografia, PPGEO UFV/UFES, Universidade Federal de Viçosa, fialho@ufv.br.

Lilian Machado

Geógrafa e Doutora em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, lilian.aline,machado@hotmail.com.

Publicado
2024-01-29
Como Citar
FIALHO, Edson Soares; MACHADO, Lilian Aline. Classificação climática do estado do Rio De Janeiro:. , [S.l.], n. 23, p. 367-390, jan. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/213>. Acesso em: 29 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.213.
Seção
Artigos