Uso de Mineração de Dados para Mapeamento da Cobertura da Terra em Imagem OLI/Landsat 8 no Parque Nacional do Itatiaia

  • Leonardo Herms Maia Bacharel em Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gustavo Mota de Sousa Professor Adjunto, Departamento de Geociências, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Manoel do Couto Fernandes Professor Associado, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é a aplicação das técnicas de mineração de dados para o mapeamento da cobertura da terra Parque Nacional do Itatiaia usando o software InterIMAGE e imagens do Sensor OLI / Landsat 8. A área de estudo abrange parte do Estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro com destaque a região do Sul de Minas e o Planalto das Agulhas Negras que possuem remanescentes do bioma Mata Atlântica. Os dados utilizados foram a banda pancromática e as bandas multiespectrais (2-7) do sensor OLI / Landsat 8 que realizaram a geração de objetos por segmentação em Baatz e a extração de atributos, respectivamente. As classes são definidas para o mapeamento de áreas urbanas, gramínea, floresta, rocha, sombra e água. Foram coletadas amostras no destinadas a mineração de dados através do Classificador C4.5. O resultado observado a partir da validação do mapeamento indica a exatidão global de 72% e um índice kappa de 0,66, demonstrando resultados promissores e a eficácia da metodologia aplicada.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-01-01
Como Citar
MAIA, Leonardo Herms; DE SOUSA, Gustavo Mota; FERNANDES, Manoel do Couto. Uso de Mineração de Dados para Mapeamento da Cobertura da Terra em Imagem OLI/Landsat 8 no Parque Nacional do Itatiaia. , [S.l.], n. 8, p. 63-74, jan. 2016. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/96>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos