Estado de Crise: Dimensões Política e Social da Crise Atual no Brasil e no Exterior. Bem Comum, Esfera Pública e Ética como Sentido e Nexos da Universalidade

  • Ana Luiza D'Ávila Viana Professora do Departamento de Medicina Prevêntica, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo
  • Ana Maria Medeiros da Fonseca Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

O artigo discute o estado de crise constituído pela crise do estado, modernidade em crise e democracia em crise. Analisa, ainda, a construção do Estado de Bem-Estar Social como possibilidade da constituição de um estado social que tenha os valores do universalismo, da esfera pública e da ética, baseado numa reflexão mais abrangente da noção de bem comum, do fortalecimento da esfera pública e da introdução de valores éticos na constituição e operação dos sistemas de prestação de serviços públicos. Por fim, discute a conformação recente da inclusão social na Ásia e América Latina distinguindo-a da incorporação das massas ao mercado.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-07-01
Como Citar
VIANA, Ana Luiza D'Ávila; DA FONSECA, Ana Maria Medeiros. Estado de Crise: Dimensões Política e Social da Crise Atual no Brasil e no Exterior. Bem Comum, Esfera Pública e Ética como Sentido e Nexos da Universalidade. , [S.l.], n. 7, p. 106-120, jul. 2015. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/83>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Posições