Proposta de trabalho de campo utilizando Abordagem Integrada da Paisagem no Quadrilátero Ferrífero: Roteiro Catas Altas, Ouro Preto e Mariana

  • Heitor Soares Farias PPGGEO-UFRRJ

Resumo

Anualmente, desde 2016, após o desastre ambiental ocorrido em Mariana-MG, em novembro de 2015, tem sido realizado trabalho de campo integrado com diferentes disciplinas do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica. O objetivo das atividades é, além de poder ver na realidade tudo aquilo que foi ensinado em sala de aula, observar as mudanças na paisagem provocadas pela atividade de exploração mineral e, complementarmente, ouvir da população suas experiências e sentimentos a partir de sua realidade. Neste ano o campo foi realizado nos municípios de Catas Altas, Mariana e Ouro Preto, e como resultado observa-se que tanto a população quanto os municípios têm uma forte dependência financeira da atividade mineradora, seja pela oferta de emprego e renda, seja pela aplicação de medidas compensatórias, o que prende a população em seu território e os fazem acreditar que têm uma boa qualidade de vida proporcionada pelas empresas de mineração.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-09-02
Como Citar
FARIAS, Heitor Soares. Proposta de trabalho de campo utilizando Abordagem Integrada da Paisagem no Quadrilátero Ferrífero: Roteiro Catas Altas, Ouro Preto e Mariana. , [S.l.], n. 24, p. 107-128, set. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/551>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i24.551.
Seção
Relatos de Experiência