Práticas de campo na aprendizagem da gestão costeira integrada em unidades de conservação da Ilha do Mel - PR

  • Leonardo Zaklikevis Franco Universidade Federal do Paraná
  • Lígia Carolina Alcantara Pinotti Universidade Federal do Paraná
  • Daniel Hauer Queiroz Telles Universidade Federal do Paraná

Resumo

O trabalho em campo possibilita um aprendizado significativo e indispensável para a formação profissional em ciências ambientais, uma vez que essa prática evoca a curiosidade e o ímpeto investigativo da ciência, de maneira que estabelece conexão com o conhecimento teórico, mas reconhecendo a experiência da observação na identificação de múltiplos fatores em suas respectivas relações causais. A partir de experiência vivida no componente curricular de Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas, do curso de Oceanografia da UFPR, este trabalho relata o caráter diferencial e formativo na identificação empírica de questões envolvendo a complexa agenda de manejo de Unidades de Conservação em um ambiente insular marinho-estuarino, tal qual a Ilha do Mel, no litoral do Paraná. Após apresentação das ações realizadas na oferta curricular de 2023, são discutidos resultados no intuito de demonstrar a capacidade analítica possibilitada pela disciplina de graduação.

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Publicado
2024-09-06
Como Citar
ZAKLIKEVIS FRANCO, Leonardo; ALCANTARA PINOTTI, Lígia Carolina; HAUER QUEIROZ TELLES, Daniel. Práticas de campo na aprendizagem da gestão costeira integrada em unidades de conservação da Ilha do Mel - PR. , [S.l.], n. 24, p. 81-106, set. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/545>. Acesso em: 18 set. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i24.545.
Seção
Relatos de Experiência