(In) Segurança Alimentar e Nutricional das famílias que buscam atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social em Guaratuba/PR

  • Rogério Kratz Vieira UFPR
  • Diomar Augusto de Quadros UFPR

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar a Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN) das famílias do município de Guaratuba/PR que buscam atendimento junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), relacionando com o consumo de alimentos produzidos localmente. Configura-se como uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de cuo quali-quantitativo, com a utilização de questionário contendo a versão reduzida da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), perfil socioeconômico, e acesso a alimentos do território. Entre os resultados obtidos destacam-se: a superação dos níveis de Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN) em relação aos dos Inquéritos alimentares da REDE PENSSAN dos anos de 2021 e 2022 e a identificação dos principais alimentos produzidos localmente e presentes no hábito alimentar do público alvo. Os resultados evidenciam a IAN grave, presente em 61% das famílias, demonstrando a necessidade do fortalecimento de políticas públicas voltadas para a superação deste cenário no município de Guaratuba/PR.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-09-06
Como Citar
VIEIRA, Rogério Kratz; DE QUADROS, Diomar Augusto. (In) Segurança Alimentar e Nutricional das famílias que buscam atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social em Guaratuba/PR. , [S.l.], n. 24, p. 287-311, set. 2024. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/517>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i24.517.
Seção
Artigos