Guerra da Ucrânia: perspectivas territoriais

Resumo

Resumo. Passado mais de um ano da Guerra da Ucrânia, o que se verifica é um conflito que tende a se estender. Para mais além, trata-se de uma retomada mais assertiva de elementos geopolíticos russos herdados da herança imperial com forte ascendência nacionalista e territorial. Sua expansão em áreas de soberania ucraniana segue uma tendencia que já vinha sendo observada em outros conflitos, desde pelo menos 2008. O fortalecimento do Complexo Industrial de Defesa tem colaborado com a capacidade de manter suas posições, assim como, no curto prazo, ainda não é possível verificar uma saída plausível para o conflito. Neste sentido, o presente texto pretende abordar elementos teóricos e empíricos que podem contribuir para a leitura geopolítica da guerra e seus possíveis desdobramentos.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutor em Geografia Humana pela universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Geografia da UFRRJ, vinculado como professor Colaborador do PPGGEO-UFRRJ.

Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI UERJ, pesquisadora voluntária no Laboratório de Simulação e Cenários (LSC) da EGN.

Publicado
2023-09-28
Como Citar
IBAÑEZ, Pablo; SILVA, Larissa. Guerra da Ucrânia: perspectivas territoriais. , [S.l.], n. 22, p. 207-2021, set. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/461>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i22.461.