Circulação do capital e redes técnicas

as ferrovias no capitalismo contemporâneo

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir, em caráter ensaístico, os avanços técnicos avassaladores ocorridos na segunda metade do século XX e no início do século XXI. Esses avanços possibilitaram a ampla circulação de capital em um contexto de ascensão da globalização e do neoliberalismo como forma de garantir a sobrevivência do capitalismo. O foco está nos projetos de integração ferroviária, particularmente nas iniciativas chinesas, que se tornaram evidentes no século XXI. O trabalho é dividido em dois momentos: o primeiro discute as mudanças técnicas, as crises e a circulação do capital; o segundo examina a integração logística nas regiões periféricas do capitalismo e o papel das ferrovias nas dinâmicas do capital diante dessas transformações técnicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

André Luiz do Nascimento Germano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

André Germano

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; andreabcgermano@gmail.com.

Published
2024-01-15
How to Cite
GERMANO, André Luiz do Nascimento. Circulação do capital e redes técnicas. , [S.l.], n. 23, p. 62-91, jan. 2024. ISSN 2317-8825. Available at: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/451>. Date accessed: 19 may 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.451.