Contribuições da geografia e das black geographies ao estudo histórico sobre educação tradicional africana, à luz da Lei Federal nº 10.639/2003.

  • Geraldo Braga Júnior UFRRJ

Resumo

O principal objetivo deste texto é apresentar/registrar uma parte dos resultados preliminares da pesquisa que desenvolvemos no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (UFRRJ) sobre educação tradicional africana e a educação tradicional das crianças Fon do atual Benin (Antigo Reino do Daxomé) a partir das bases fornecidas pela Lei Federal nº 10.639/2003.É formado por quatro seções. A primeira seção introduz e detalha a pesquisa, seus caminhos e movimentos, os diálogos teórico-conceituais, o trato das fontes, os empréstimos epistêmicos multidisciplinares e o resultado material da pesquisa. A segunda seção aborda quais foram as conversas e as contribuições geográficas para o nosso fazer histórico investigativo. A terceira seção traz informações sobre o Benin (localização, dimensão, sociedade, história, economia, cultura/religiosidade); é a exemplificação desse diálogo e aprendizado com o mundo geográfico. No setor de encerramento, (re) afirmamos o lugar social, tanto da pesquisa quanto desta iniciativa, de apontar na direção de possibilidades de luta, nos marcos da Lei Federal nº 10.639/2003, contra o eurocentrismo epistêmico na educação básica brasileira e outros efeitos do racismo.


 


Palavras-chave: África; educação tradicional africana; Geografia; Black Geographies; Lei Federal nº 10.639/2003.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-03-22
Como Citar
JÚNIOR, Geraldo Braga. Contribuições da geografia e das black geographies ao estudo histórico sobre educação tradicional africana, à luz da Lei Federal nº 10.639/2003.. , [S.l.], v. 1, n. 21, p. 333-356, mar. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/363>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i21.363.
Seção
Dossiê