Mapeamento das pesquisas sobre o ensino de geografia e a questão racial (2006 - 2016)

reflexões teórico-metodológicas sobre a EJA em uma perspectiva interseccional

  • Tiago Dionisio da Silva SEEDUC/RJ e PPGEduc/UFRRJ
  • Stefania Luiza Marques Tieppo PPGeo/UFRRJ
  • Victor Pereira de Sousa PPGeo/UFRRJ

Resumo

O racismo é um problema estrutural e seu combate passa obrigatoriamente, também, pela intervenção educativa. Daí a importância de refletirmos como o tema é tratado no sistema escolar, uma vez que acreditamos que este seja capaz de contribuir para a transformação do imaginário, valores, culturas e condutas. Ainda que a Lei 10.639/03 faça referência especial às áreas de conhecimento de História, Arte e Literatura, o conteúdo programático relacionado ao povo negro, que se propõe nesse trabalho, é para que se estenda esse debate com relação às demais áreas de conhecimentos, como por exemplo, a Geografia. Assim, analisamos a ANPEGE e a Revista Brasileira de Educação em Geografia, buscando a interseccionalidade entre a EJA (Educação de Jovens Adultos), Questão Racial e possíveis pistas teórico-metodológicas para o ensino de Geografia.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Foi coordenador pedagógico do CE Dom Pedro I entre 2019 e 2020. Desde 2020 trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bacharel em Geografia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Fui estagiária da Embrapa Agrobiologia, tendo como foco a criação de mapas sobre o estudo de snowball da região de Friburgo, RJ. Atuei como bolsista do programa da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPUR), tendo como principal foco o estudo a criação de uma base cartográfica, sendo necessária a utilização do software ArcGis 10.3. Atualmente possuo interesse em mapear a eficiência da Lei de Cotas dispostas na RMRJ (Região Metropolitana do Rio de Janeiro) que esteja relacionada com as temáticas de raça e gênero. 

Mestrando em Geografia (UFRRJ). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Antropologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e também em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM). Licenciado em Ciências Sociais (UNICSUL), graduando em Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO) e pós-graduando em Educação de Jovens e Adultos (FAVENI). Atuou como professor da Educação Básica, ministrando a disciplina de Geografia, para turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental Anos Finais e para a 1ª Série do Ensino Médio, em escolas no interior do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2017 e 2020. Tem interesse nas áreas das Ciências Humanas e Sociais aplicadas à Educação e ao Ensino, com relevância para as questões e problemáticas que envolvem minorias sociais. Desenvolve pesquisas em áreas que possam contribuir para uma sociedade mais justa e libertadora, pensando sempre em um ensino emancipatório, utilizando-se da Educação como caminho principal de mobilidade e justiça social. Trabalha nas áreas pertencentes aos eixos e epicentros condizentes com as lutas e resistências da diversidade sexual e de gênero, das desigualdades sociais e educacionais reproduzidas em nossa sociedade e em nossas escolas, da Geografia Escolar e do Ensino da Geografia, assim como, das construções socioculturais constituídas pela humanidade ao longo do tempo, sendo a cultura um dos elementos principais do exaustivo, e preciso, reforço das resistências. Combate o padrão disforme e distorcido da sociedade enquanto diversa e plural.

Publicado
2023-03-16
Como Citar
DA SILVA, Tiago Dionisio; TIEPPO, Stefania Luiza Marques; DE SOUSA, Victor Pereira. Mapeamento das pesquisas sobre o ensino de geografia e a questão racial (2006 - 2016). , [S.l.], v. 1, n. 21, p. 124-154, mar. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/352>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i21.352.
Seção
Dossiê