Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia

Resumo

O intuito do trabalho é discutir sobre formação de professores/as de Geografia ante o ensino da temática africana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada em técnicas de revisão bibliográfica e análise de ementas e planos de ensino. Nosso objetivo é averiguar o teor das ementas, abordagens geográficas e referenciais bibliográficos adotados, bem como compreender as concepções formativas sobre África dialogadas no processo de formação docente em Geografia e suas contribuições no tocante a desconstrução de estereótipos e enviesamentos. Os resultados da pesquisa nos denotaram que há maior destaque à percepção regionalista, por se tratar de uma região do mundo, diferenciada a nível de cultura, política e economia. Reiteramos nossa inquietação mediante à moderada discussão sobre ensino de geografia africana, haja vista que estamos dialogando sobre cursos de formação docente, o que nos remete a possíveis lacunas no processo de implementação da lei nº 10.639/03.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutoranda em Geografia pela UNICAMP.

Professor Adjunto do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero Étnico-Raciais e Espacialidades – LaGENTE

Publicado
2023-03-07
Como Citar
MENDES, Raquel Almeida; RATTS, Alex. Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia. , [S.l.], v. 1, n. 21, p. 9-26, mar. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/340>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i21.340.
Seção
Dossiê