Por um trabalho de campo afrogeográfico: Territórios negros em Madureira

  • Vinicius de Luna Chagas Costa Universidade Federal Fluminense/Doutorando em Educação
  • Marcus Vinicius Castro Faria Universidade Federal Fluminense/Mestre em Geografia
  • Diomario da Silva Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Doutorando em Educação

Resumo

O presente trabalho aborda a ideia de que na construção de uma educação geográfica e antirracista devemos sublinhar o protagonismo do negro na produção do espaço. Utilizando o trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia, disciplina que carrega um saber posicional aos sujeitos que a acessam. Construímos um roteiro geográfico que contemple uma visão positiva, decolonial e de pertencimento sobre o bairro de Madureira, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dialogamos aqui com autores como Andrelino de Oliveira Campos, Renato Emerson dos Santos e Aníbal Quijano, que contestam a brancura epistêmica, fulcral na construção dos currículos oficiais e trazem contribuições para uma visão do professorado sobre outros referenciais territoriais identitários. Nosso esforço consiste em localizar e sublinhar manifestações culturais, religiosas e de resistência do movimento negro presentes no espaço urbano sob a luz da Lei 10.639, vinculada as relações raciais.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Professor do Ensino Fundamental nas Redes Municipais de Mesquita e Nova Iguaçu. Professor da rede privada de ensino do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense - Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Mestre em Educação pelo PPGEduc - Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ, da linha III Educação e Diversidades Étnico- Raciais (2020). Especialista em Filosofia pela Universidade Gama Filho (2010). Pedagogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Geógrafo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Participa dos Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas - GPMC como estudante relacionado a linha racismo e antirracismo: infância, juventude, gênero e classe e Conjuntura Nacional e Luta Contra o Racismo (UFRRJ) e Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância - GRUPEGI (UFF).

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor do Ensino Médio e Fundamental II - Escola Nova e Rede de Educação Marcelinas Rio de Janeiro.

Graduado em Geografia (UFRJ) e História (FAHUPE). Pós Graduado em História da Africa e do Negro no Brasil. Professor de Educação Básica das Redes Pública e Privada do Rio de Janeiro. Possui experiencia na discussão dos seguintes temas:Geografia politica e urbana, Educação de Jovens e Adultos, Didática, Questões Étnico-raciais e Juventudes. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorando na mesma instituição.

Publicado
2023-03-16
Como Citar
COSTA, Vinicius de Luna Chagas; FARIA, Marcus Vinicius Castro; JUNIOR, Diomario da Silva. Por um trabalho de campo afrogeográfico: Territórios negros em Madureira. , [S.l.], v. 1, n. 21, p. 106-123, mar. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/332>. Acesso em: 23 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i21.332.
Seção
Dossiê