Possibilidades do Uso do Earth Nullschool no Ensino de Climatologia no componente curricular Geografia

Resumo

O objetivo deste artigo é recomendar e expandir as possibilidades do uso do Earth Nullschool como recurso didático para o ensino de Climatologia nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram analisados 39 artigos em periódicos nacionais Qualis/CAPES A1-B2 para obter um panorama das geotecnologias no ensino de Geografia nos últimos 10 anos. Evidenciou-se que as geotecnologias são pouco exploradas no ensino de Geografia na Educação Básica. A inserção do Earth Nullschool nas práticas pedagógicas de Climatologia pode possibilitar ao aluno a interação e visualização das dinâmicas da atmosfera e proporcionar uma maior compreensão das escalas dos eventos meteorológicos e de conceitos relacionados ao estudo do tempo e do clima. Se o Earth Nullschool for utilizado de forma adequada ao contexto escolar, pode contribuir com a construção dos conhecimentos da circulação atmosférica e Climatologia, possibilitar novos ambientes de aprendizagem e favorecer a habilidade dos alunos refletirem sobre linguagens e tecnologias digitais.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Graduanda em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e participante do Programa de Iniciação Científica (PROBIC FAPERGS-UFRGS).

Doutora em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é Docente Adjunta no Departamento de Geografia, Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado
2022-04-20
Como Citar
FREITAS, Mariana Costa de et al. Possibilidades do Uso do Earth Nullschool no Ensino de Climatologia no componente curricular Geografia. , [S.l.], n. 19, p. 198-220, abr. 2022. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/331>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i19.331.
Seção
Artigos