As Manifestações de Junho de 2013

  • Guilherme Ribeiro Departamento de Geociências, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maurilio Lima Botelho Departamento de Geociências, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Leandro Dias de Oliveira Departamento de Geociências, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

TEXTO 1: A REALIZAÇÃO DA POLÍTICA NO BRASIL URBANO DO SÉCULO XXI: Notas-Testemunho
Por Guilherme Ribeiro
Apontar alguns elementos conjunturais presentes nas manifestações urbanas de junho de 2013 no Brasil. Para além de acontecimentos episódicos, eles revelam profundas contradições políticas e econômicas características do Brasil, com destaque para o abismo entre o Estado e a sociedade.


TEXTO 2: O MUNDO COMO IMAGEM E MOBILIZAÇÃO: Notas às "Primeiras Impressões" sobre as Manifestações
Por Maurilio Lima Botelho
Criticando as primeiras interpretações divulgadas durante e logo após as Manifestações de Junho de 2013, o texto procura discutir lugares-comuns e preconceitos que acabaram tentando determinar o rumo posterior dos protestos, "capturando" o seu sentido histórico e político.


TEXTO 3: UM NOVO DESPERTAR DA LUTA POLÍTICA (ou Sobre os Desafios da "Democracia Brasileira")
Por Leandro Dias de Oliveira
Atualmente, ao se abrir o segundo caderno de qualquer jornalão encontra-se o que é culturalmente avançado e deve ser apreciado; do mesmo modo, visualiza-se nos cadernos temáticos específicos o que vestir, o que fazer e até o que comer [se um determinado jantar é recomendado por "especialistas", não gostar do mesmo é não saber apreciar uma boa comida...]. A proposta aqui é esta: a partir das "Manifestações de Junho de 2013", questionar a "classe média" e suas agendas, e a "mídia" e suas certezas falsamente absolutas.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
RIBEIRO, Guilherme; BOTELHO, Maurilio Lima; DE OLIVEIRA, Leandro Dias. As Manifestações de Junho de 2013. , [S.l.], n. 3, p. 116-141, jul. 2013. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/32>. Acesso em: 03 dez. 2024.
Seção
Posições