REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA

SISTEMA SARNDBOX E APLICATIVO LANDSCAPAR

  • Lurdes Zachetko Unespar - Campus de Campo Mourão.
  • Sandra Terezinha Malysz Unespar - Campus de Campo Mourão.
  • ANA PAULA COLAVITE Unespar
  • Italo Roberto Lourenço da Silva Unespar - Campus de Campo Mourão.

Resumo

As tecnologias digitais são cada vez mais utilizadas na escola para compreensão dos elementos e dinâmicas do espaço geográfico. Com esta pesquisa, discutimos as possibilidades de utilização didática de tecnologias de realidade aumentada (RA) no desenvolvimento do raciocínio geográfico, utilizando o sistema SARndbox e o aplicativo LandscapAR,  no estudo da geomorfologia e hidrografia. A SARndbox utiliza uma caixa de areia e equipamentos de projeção para simular as curvas de nível e as cores hipsométricas do relevo. O LandscapAR, instalado em um dispositivo móvel, simula o relevo em 3D a partir de curvas de nível desenhadas em uma papel. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de estratégias didáticas para o uso pedagógico dessas tecnologias e, realização de oficinas pedagógicas com estudantes. Tanto a tecnologia SARndbox como o LandscapAR possibilitaram a aprendizagem de uma forma construtiva e lúdica, permitindo a abstração do conhecimento relacionado com a representação tridimensional do relevo.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acadêmica do curso de Geografia. Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico- PIBIT, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Mestre em Geografia pela UEM. Doutoranda em Geografia na UEM. Docente da Unespar - Campus de Campo Mourão.

Acadêmico do curso de Geografia. Programa Institucional de Desenvolvimento Científico - PIBIC, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Publicado
2020-12-10
Como Citar
ZACHETKO, Lurdes et al. REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA. , [S.l.], n. 17, dez. 2020. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/316>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos