PAISAGEM DO BAIRRO BOM JESUS CONSTRUÍDA E PERCEBIDA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rafaela Mattos Costa Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carina Petsch Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria
  • Kátia Kellem da Rosa Professa do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Apresentam-se reflexões sobre o ensino de paisagem a partir da relação com o cotidiano e o local. Realizou-se práticas pedagógicas com uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do bairro Bom Jesus, município de Porto Alegre/RS. Utilizou-se de fotografias da cidade e do bairro como recurso didático e solicitou-se aos educandos que representassem a paisagem de um lugar importante para eles e que expressassem sua percepção sobre a paisagem do bairro. Os elementos mais citados foram os observáveis através da visão e do olfato, sendo que os cheiros, geralmente, vinham acompanhados de características ruins como "estranho" ou "de bicho morto". Constatou-se a possibilidade de utilizar as descrições dos estudantes como recurso didático para abordar outros conteúdos e que o uso de recursos que remetem ao local possibilitou uma maior aproximação dos educandos com o ensino de Geografia.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-10
Como Citar
COSTA, Rafaela Mattos; PETSCH, Carina; ROSA, Kátia Kellem da. PAISAGEM DO BAIRRO BOM JESUS CONSTRUÍDA E PERCEBIDA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. , [S.l.], n. 17, dez. 2020. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/297>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos