FRAGILIDADE AMBIENTAL NA APA DAS ONÇAS, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO TIGRE-PB NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar os níveis de fragilidade ambiental da APA das Onças no semiárido nordestino brasileiro com uso de geotecnologias. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos a partir de álgebra de mapas em ambiente SIG, baseado na teoria de análise integrada dos ambientes. Os resultados apontaram que a APA se encontra em situação de Média e Alta fragilidade ambiental impulsionados principalmente por ações antrópicas a partir dos modos de uso da terra mediante as características dos recursos físico-naturais da região. Entende-se que há uma necessidade de um acompanhamento mais intenso sobre o manejo dos recursos na APA e que estejam alinhados com a proposta para esta categoria de Unidade de Conservação.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bacharel em Geografia e Mestre também em Geografia atuando na análise socioambiental dos domínios do Cerrado e Pantanal. Atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGG, na linha de pesquisa sobre Gestão do Território e Análise Geoambiental, aplicado a Caatinga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Geografia Física e Geotecnologias atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeografia, Biomas Brasileiros, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) direcionados aos estudos ambientais.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (1999), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e pós-doutorado em Biogeografia pela Universidad de Sevilla - Espanha (2013). É professor associado da Universidade Federal da Paraíba, estando lotado no Departamento de Geociências. Leciona nos cursos de graduação em Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental e na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia e Programa Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Tem experiência na área de Geografia Física e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: desertificação, manejo dos solos, relação planta x microclima x solo e Biogeografia de caatinga.

Publicado
2020-12-10
Como Citar
DA SILVA, Leandro Félix; DE SOUZA, Bartolomeu Israel. FRAGILIDADE AMBIENTAL NA APA DAS ONÇAS, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO TIGRE-PB NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. , [S.l.], n. 17, dez. 2020. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/269>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos