CANTEIROS FLUTUANTES PARA PÓS OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE AREIA EM SEROPÉDICA/ITAGUAÍ-RJ

  • Adriana Schueler UFRRJ
  • Decio Tubbs Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Paulo Henrique Zuzarte Ferreira Instituto Estadual do Ambiente

Resumo

Nas últimas décadas a humanidade vem sofrendo uma série de problemas econômicos, sociais e ambientais. Este trabalho tem como objetivo propor uma técnica com canteiros flutuantes para minimizar os transtornos ambientais gerados pela extração de areia em cava, principal fonte econômica do município de Seropédica, localizado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O Distrito Areeiro de Seropédica-Itaguaí chegou a produzir durante o período de crescimento econômico, mais da metade da produção do Estado, e hoje se tem uma área degradada de aproximadamente 600 hectares.


 

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1994). Doutorando pela UNICAMP.Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrrâneas, hidrogeoquímica, contaminação de águas subterrâneas, gestão de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, abastecimento de água e qualidade de água.

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial pela UFRRJ; Formado em Direito, Tecnologia e Controle Ambiental, Especialista em: Engenharia Sanitária; Engenharia Ambiental; Direito Ambiental; Sistemas de Gestão Integrada e Educação Ambiental. Atua como Analista Ambiental no INEA - Instituto Estadual do Ambiente, Advogado Ambientalista e Consultor Ambiental. Gerente da GEILAM - Gerencia de acompanhamento dos instrumentos de licenciamento ambiental. Possui mais de 20 anos de experiência na área ambiental, com ênfase em sustentabilidade, licenciamento ambiental, implantação de sistema de integrado de gestão, auditoria, projetos sócios ambientais e desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Tem interesse nas áreas ambientais com enfase em gestão, auditoria, políticas públicas, direito ambiental, direito mineral e desenvolvimento territorial.

Publicado
2020-02-19
Como Citar
SCHUELER, Adriana; TUBBS, Decio; FERREIRA, Paulo Henrique Zuzarte. CANTEIROS FLUTUANTES PARA PÓS OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE AREIA EM SEROPÉDICA/ITAGUAÍ-RJ. , [S.l.], n. 15, p. 88-104, fev. 2020. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/239>. Acesso em: 02 jul. 2024.
Seção
Artigos