CARTOGRAFIA TÁTIL: PROPOSTA DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE

  • Érika Medina de Medeiros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gustavo Mota de Sousa PPGGEO-UFRRJ

Resumo

A Cartografia Tátil se destina à confecção de mapas e maquetes que possam ser lidos por pessoas cegas ou com baixa visão, contudo, poucas são as escolas com acesso a tais produtos. Assentido isto, esta pesquisa busca se utilizar da Cartografia Tátil e das Geotecnologias para analisar a percepção que crianças cegas ou com baixa visão, estudantes de escolas regulares da Baixada Fluminense (RJ), possuem do espaço geográfico através da apresentação de mapas e maquetes táteis que buscam representar as feições físicas da paisagem. Para a avaliação dos resultados adotou-se a utilização de questionários orais que se basearam na fenomenologia e na psicologia cognitiva a fim de compreender como se dá o processamento da informação geográfica apresentada. Os resultados adquiridos apontam a necessidade de adoção de tais materiais no processo de ensino-aprendizagem dentro de sala de aula e não apenas em Salas de Recursos como se vem sendo feito.

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Publicado
2019-02-04
Como Citar
DE MEDEIROS, Érika Medina; DE SOUSA, Gustavo Mota. CARTOGRAFIA TÁTIL: PROPOSTA DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE. , [S.l.], n. 13, p. 117-130, fev. 2019. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/196>. Acesso em: 04 dez. 2024.
Seção
Artigos