MORFOMETRIA DE BACIA HIDROGRÁFICA URBANIZADA: UMA ANÁLISE DO RIO IGUAÇU-SARAPUÍ, NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ), PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE SUSCETIBILIDADE À OCORRÊNCIA DE ENCHENTE E INUNDAÇÃO

  • Pamela Suelen Pereira Mendanha Lopes Pereira Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) UFRRJ
  • Laura Delgado Mendes Professora no Departamento de Geografia (DGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar os parâmetros morfométricos da  bacia hidrográfica do rio Iguaçu-Sarapuí e avaliar sua suscetibilidade a enchentes e inundações. O mapeamento foi realizado com imagem SRTM, no programa ArcGIS. As análises linear, areal e hipsométricaforam baseadas em Christofoletti (1969; 1980) e Villela e Mattos (1975). Os resultados indicaram parâmetros (Índice de Sinuosidade, Índice Bifurcação, Densidade de Rios, Fator de Forma, assim como a Hipsometria e Declividades) mais determinantes na dinâmica de escoamento nessa área e, portanto, na sua suscetibilidade a enchentes. Os parâmetros de Densidade de Drenagem, Coeficiente de Manutenção, Coeficiente de Compacidade e Relação de Circularidade não a caracterizam como uma áreas suscetível a enchentes em condições normais de precipitação. Além disso, essa área foi e ainda está submetida a intervenções antrópicas que alteram a dinâmica hidrogeomorfológica e que, associadas a características morfométrica, contribuem para os eventos de enchentes e inundações.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-02-04
Como Citar
PEREIRA, Pamela Suelen Pereira Mendanha Lopes; MENDES, Laura Delgado. MORFOMETRIA DE BACIA HIDROGRÁFICA URBANIZADA: UMA ANÁLISE DO RIO IGUAÇU-SARAPUÍ, NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ), PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE SUSCETIBILIDADE À OCORRÊNCIA DE ENCHENTE E INUNDAÇÃO. , [S.l.], n. 13, p. 34-48, fev. 2019. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/195>. Acesso em: 04 dez. 2024.
Seção
Artigos