GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA AVALIAÇÃO DE CONFLITOS AMBIENTAIS EM ÁREAS PROTEGIDAS

ESTUDO DE CASO NA BACIA DO RIO JOÃO MENDES, NITERÓI - RJ

  • Thiago Santos Leal Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Otávio Miguez Rocha-Leão UERJ-FFP

Resumo

Resumo. A expansão gradativa das áreas urbanas em relação às áreas protegidas do ponto de vista ambiental tem gerado um sem número de problemas socioambientais. O presente estudo objetiva quantificar e avaliar o conflito de uso do solo na bacia do Rio João Mendes, no município de Niterói- RJ, buscando subsidiar o planejamento e gestão ambiental na bacia. Para tanto foi elaborado o mapa de área edificada e cobertura vegetal da bacia. Por meio de geotecnologias foram delimitadas áreas de preservação permanentes (APPs) de cursos d'água, lagoas, declividade de encostas e também duas unidades de conservação de proteção integral as quais compreendem as cabeceiras de drenagem da bacia. Do total de 3,81 Km² de área urbana construída na bacia, 0,86 Km² estão em área de conflito de uso nas áreas de preservação permanente e unidades de proteção integral, sendo assim 22% da área urbana edificada apresenta irregularidade.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Professor Dr. do curso de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)

Publicado
2019-02-04
Como Citar
LEAL, Thiago Santos; ROCHA-LEÃO, Otávio Miguez. GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA AVALIAÇÃO DE CONFLITOS AMBIENTAIS EM ÁREAS PROTEGIDAS. , [S.l.], n. 13, p. 20-33, fev. 2019. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/194>. Acesso em: 04 dez. 2024.
Seção
Artigos