MAPEAMENTO MULTITEMPORAL DE ÁREAS DE SALINAS A PARTIR DE FOTOGRAFIAS AÉREAS E IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL

  • Evelyn de Castro Porto Costa UERJ/FF´P
  • Mikaella Pereira dos Santos
  • Jéssica Gonçalves Oliveira da Silva UERJ-FFP
  • Vinicius da Silva Seabra UERJ-FFP

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma proposta maior, cujo objetivo é realizar mapeamentos multitemporais do entorno da Lagoa de Araruama. Os mapeamentos foram elaborados por meio de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, sendo utilizadas fotografias aéreas do ano de 1976, e cenas de imagens de satélite WorldView 2 do ano de 2017. Dessa forma, foram realizados processos de georreferenciamento, segmentação e classificação visual, a fim de identificar as áreas de salinas, bem como, suas substituições por novos usos e coberturas. Como resultado foram gerados mapeamentos temáticos de 1976 e 2017, possibilitando a análise da distribuição das salinas ao entorno da laguna em uma perspectiva temporal, sendo possível identificar onde sucederam as principais substituições de usos e coberturas, identificando as áreas onde ocorreram regenerações de vegetação natural e as áreas que tem sofrido especulação imobiliária, com avanço urbano sobre as salinas.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graduanda em Geografia UERJ-FFP

Mikaella Pereira dos Santos

UERJ-FFP

Graduanda em Geografia

Docente do Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP).

Publicado
2019-02-04
Como Citar
COSTA, Evelyn de Castro Porto et al. MAPEAMENTO MULTITEMPORAL DE ÁREAS DE SALINAS A PARTIR DE FOTOGRAFIAS AÉREAS E IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL. , [S.l.], n. 13, p. 8-19, fev. 2019. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/193>. Acesso em: 04 dez. 2024.
Seção
Artigos