O USO DE DENDROCOMBUSTÍVEIS EM MUNICÍPIOS DO ALTO JURUÁ, NO ACRE

  • Sandra Bezerra da Silva Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Bianca Cerqueira Martins Professor Adjunto - Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Vauessa Cabral Leitao Engenheira Florestal - Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Júlio de Souza Marques Mestre em Produção Vegetal - Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Augusto César Gomes Nagy Professor Adjunto - Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Norma da Silva Rocha Maciel UFRRJ

Resumo

Os dendrocombustíveis, no Acre, obtidos de florestas nativas de forma empírica e por meio de planos de manejo florestal sustentável, são utilizados como forma de suprir as demandas energéticas de segmentos da indústria e do comércio. Mas de um modo geral, são escassas as informações sobre esse tipo de uso das florestas. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o uso de lenha de desmate autorizado e de resíduos da indústria madeireira usados com fins energéticos, nos municípios da Regional Juruá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Foi realizado um levantamento nos estabelecimentos (padarias, pizzarias e cerâmicas), para se ter conhecimento da atual situação do uso dos dendrocombustíveis. Identificaram-se 46 empreendimentos potencialmente consumidores de dendrocombustíveis, dos quais, 29 efetivamente os consomem. A espécie mais usada é o murici, seguido da balata e muirapiranga. A maioria do material combustível utilizado é proveniente de áreas desmatadas por pequenos produtores da região. Foi observado que os empreendimentos consumidores de biomassa florestal estão enfrentando diversas dificuldades técnicas. Desse modo, para suprir a demanda por dendroenergéticos na Região, estudos sobre custos de produção podem ressaltar a necessidade de implantação de florestas energéticas de rápido crescimento, como uma solução de produção local, tendo em vista a logística de aquisição de material combustível.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Engenheira Florestal, mestra em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Brasil.
Engenheira Florestal, mestra em Ecologia de manejo de recursos naturais e doutoranda em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). Brasil.
Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Brasil.
Engenheiro Florestal, mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Brasil.

 

Engenheiro Florestal, mestre em Ecologia de manejo de recursos naturais e doutorando em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Publicado
2018-12-13
Como Citar
DA SILVA, Sandra Bezerra et al. O USO DE DENDROCOMBUSTÍVEIS EM MUNICÍPIOS DO ALTO JURUÁ, NO ACRE. , [S.l.], n. 12, dez. 2018. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/187>. Acesso em: 31 out. 2024.
Seção
Artigos