MECANISMOS CONTROLADORES DO REARRANJO FLUVIAL: O CASO DA CAPTURA DO RIBEIRÃO LAÇADOR PELO RIBEIRÃO LAÇADORZINHO, FAXINAL, PR

  • Michael Vinicius de Sordi UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Karine Bueno Vargas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Edison Fortes Professor Adjunto - Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá. E-mail:

Resumo

As capturas fluviais são evidencias das transformações na paisagem ao longo do tempo, resultantes de um fenômeno hidrográfico de abertura de uma brecha no leito de um rio, o qual passa a ser capturado por outro canal, podendo tornar-se um canal inativo. No Centro Norte Paranaense esse processo geomorfológico pode ser verificado na captura realizada pelo ribeirão Laçador no ribeirão Laçadorzinho, localizados ao sul do município de Faxinal. O objetivo deste artigo foi identificar os mecanismos controladores do processo regional de rearranjo fluvial. A metodologia baseou-se em mapeamento das feições anômalas na drenagem, utilizando técnicas de sensoriamento remoto, sendo analisadas imagens aéreas e dados de radar (SRTM). Ainda foram realizadas análises morfométricas, como a aplicação do índice relação declividade-extensão - RDE, sendo realizados trabalhos de campo para aferição dos dados morfométricos e das feições morfológicas mapeadas. Também foram coletados medidas e indicadores cinemáticos em falhas para possíveis associações morfoestruturais.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
DE SORDI, Michael Vinicius; VARGAS, Karine Bueno; FORTES, Edison. MECANISMOS CONTROLADORES DO REARRANJO FLUVIAL: O CASO DA CAPTURA DO RIBEIRÃO LAÇADOR PELO RIBEIRÃO LAÇADORZINHO, FAXINAL, PR. , [S.l.], n. 12, dez. 2018. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/184>. Acesso em: 31 out. 2024.
Seção
Artigos