O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro: Experiência e Autonomia na Práxis Pedagógica

  • Wanderley da Silva Professor Doutor do Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino da UFRRJ. Coordenador de Gestão no Programa de Iniciação à Docência da UFRRJ (Edital 2013)

Resumo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve sua origem no início do século XX, através do Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, assinado por Nilo Peçanha, Presidente da República, e por Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda, Ministro da Agricultura; todavia, optamos por considerar o Decreto-Lei 6.155, de 30 de dezembro de 1943 como o ato fundador da Universidade nos moldes e estruturas básicas, com recentes mudanças regimentais, que ainda estão em vigência, assim como consta nos documentos oficiais da Instituição.


A Instituição atravessou as seis décadas posteriores à sua fundação como uma universidade ligada às ciências agrárias, com perfil bastante definido à formação de quadros técnicos para absorção majoritária pelo agronegócio. Essa característica, todavia, sofreu modificações ao longo da primeira década do século XXI, a partir da inclusão de novos cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas e, principalmente, com a expansão derivada do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, REUNI (BRASIL, 2007). O número de estudantes, cursos de graduação e pós-graduação apresentaram grande crescimento, com destaque para as licenciaturas.

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Publicado
2018-04-03
Como Citar
DA SILVA, Wanderley. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro: Experiência e Autonomia na Práxis Pedagógica. , [S.l.], n. 11, p. 222-229, abr. 2018. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/180>. Acesso em: 03 dez. 2024.
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