O Ensino de Geografia e os Mapas Mentais de Crianças E Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista no Município de Duque de Caxias/RJ

  • Marilza Santos da Silva Mestre em Geografia - PPGGEO/UFRRJ, Licenciatura Plena em Geografia UFRRJ, Bacharel em Fonoaudiologia UNESA
  • Clézio dos Santos Geógrafo, mestre em Geografia Humana pela USP, mestre e doutor em Geociências pela UNICAMP e Pos-doutor em Geografia pela UBA e prof. do IM; UFRRJ e PPGGEO

Resumo

Diante da realidade que abrange a educação, cada sujeito é singular no processo de ensino-aprendizagem, e esse trabalho terá como ponto de partida desmitificar a ideia que crianças e adolescentes com autismo, dotados de habilidades especiais, inseridos em um contexto da Educação Inclusiva, são incapazes de interação e representação do ‘Espaço Vivido'. Assim o presente artigo aborda os mapas mentais de crianças e adolescentes autistas no Ensino de Geografia, no município de Duque de Caxias, compreendendo as Escolas Municipais: GS e POTO, com alunos que se encontram incluídos no Ensino Fundamental Segundo Segmento. A pesquisa tem como objetivo principal analisar como os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública municipal de Duque de Caxias representam o ‘Espaço Vivido' por meio da expressão [carto]gráfica no Ensino de Geografia.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-04-03
Como Citar
DA SILVA, Marilza Santos; DOS SANTOS, Clézio. O Ensino de Geografia e os Mapas Mentais de Crianças E Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista no Município de Duque de Caxias/RJ. , [S.l.], n. 11, p. 94-126, abr. 2018. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/175>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos