CURRÍCULO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA

DIÁLOGOS EMERGENTES E PROPOSITIVOS

  • Mateus Ferreira Santos Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O artigo tem por intuito o levantamento de aportes teórico-reflexivos que embasam as discussões referentes ao atual papel formativo dos currículos e das novas tecnologias digitais na formação de professores de Geografia. A modernidade tem trazido para o âmbito educacional transformações intensas no relacionamento entre instituições educativas e a sociedade, implicando possibilidades de diálogos e mudanças paulatinas nas práticas pedagógicas e nas relações existentes entre os agentes formativos e os educandos escolares e profissionais. Neste contexto, urge cada vez mais a necessidade de investigar os limites e possibilidades formativas dos currículos, reconhecendo que novos caminhos teóricos e metodológicos devem ser capazes de explicar as dinâmicas que a sociedade passa, sobretudo, no favorecimento dos alunos que são submetidos ao processo de ensino.

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Sobre o Autor

Doutorando em Geografia e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, atuante na linha de pesquisa Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. Também, colaborador no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas temáticas de Ensino de Geografia, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Docência Universitária e Currículo.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
SANTOS, Mateus Ferreira. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA. , [S.l.], n. 12, jan. 2018. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/155>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos