"Petralhas" VS "Tucanazis" e a Revolução Burguesa no Brasil

  • Jean Pires de Azevedo Gonçalves Doutor em Geografia Humana, Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este texto foi escrito em fevereiro de 2015, a partir da leitura do clássico "A Revolução Burguesa no Brasil" do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes. A ideia era tentar compreender a atual situação política do país polarizada entre duas agremiações partidárias hegemônicas - PT e PSDB. Tal oposição ia muito além das questões ideológicas ou entre tendências da esquerda e da direita. A questão de fundo era, na verdade, o modelo de desenvolvimento capitalista no contexto da revolução burguesa no Brasil. No livro, Florestan Fernandes faz um estudo pormenorizado dos elementos e tendências que desembocaram nas particularidades do capitalismo brasileiro, no qual o controle do Estado é condição inexorável.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Doutor em Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP). Participante do Grupo de Pesquisas "Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano"

Publicado
2016-07-01
Como Citar
GONÇALVES, Jean Pires de Azevedo. "Petralhas" VS "Tucanazis" e a Revolução Burguesa no Brasil. , [S.l.], n. 9, p. 131-146, jul. 2016. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/108>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Posições