Sistemas Ambientais e Capacidade de Suporte na Bacia Hidrográfica do Rio Curu - Ceará

  • Marcos José Nogueira de Souza Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Geociências
  • Jader de Oliveira Santos Departamento de Geociências, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Vládia Pinto Vidal de Oliveira Departamento de Geografia/UFC

Resumo

Tendo em vista a necessidade de estudos ambientais integrados, o presente artigo trata do planejamento da bacia hidrográfica do rio Curu, localizada na porção setentrional do Ceará. Nossa abordagem preocupa-se em estabelecer a correlação dos fatores físicos e bióticos com os condicionantes sociais sobre os diferentes sistemas. Para tanto, enfatiza a fundamentação metodológica dos estudos ambientais, contemplando as condições ecofisiográficas, de uso e de ocupação dos recursos. Assim, é possível estabelecer a capacidade de suporte dos ambientes face ao desenvolvimento das atividades humanas.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Titular pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Geografia UFC.  Coordenadora do doutorado rede PRODEMA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Publicado
2017-07-01
Como Citar
DE SOUZA, Marcos José Nogueira; SANTOS, Jader de Oliveira; DE OLIVEIRA, Vládia Pinto Vidal. Sistemas Ambientais e Capacidade de Suporte na Bacia Hidrográfica do Rio Curu - Ceará. , [S.l.], n. 1, p. 119-143, jul. 2017. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/10>. Acesso em: 03 dez. 2024.
Seção
Artigos